quinta-feira, 7 de maio de 2009

Quando chove é hora de comer milho verde!!!


Apesar das enchentes que atingem quase todo o Ceará, algumas áreas não estão ameaçadas de inundação. No meu interior, zona rural de Paracuru, a 100km de Fortaleza, algumas roças continuam de pé. No último fim de semana, fui até lá e degustei um dos maiores prazeres que o inverno nos proporciona: milho verde e seus pratos. Dona Raimundinha, minha mãe querida, é danada na arte de fazer canjica. E rapidinho preparou uma rodada do manjar pra quem apareceu lá por casa...Uma beleza! Tem gente que adora comer quente. Eu prefiro mais fria, quando está mais consistente. O bom mesmo foi a conversa na frente de casa à beira da estrada carroçável, o cheiro de chuva no ar e as colheradas cheias da canjica.
Segue aí uma receita que peguei da internet. Uma dica: apronte os braços. Como a massa deve ser bem cozida, você deve ter força na munheca pra mexer...rs


Canjica de Milho Verde

Ingredientes:
- 12 espigas de milho (amareladas)
- 1 copo americano de leite1
- 1/2 copos americanos de açúcar
- 1 colher sopa de manteiga
- Canela em pó para polvilhar

Modo de Fazer:
Descasque o milho, limpe bem de todos os 'cabelinhos' e em seguida corte com a faca. Bata no liquidificador o milho, o leite e o açúcar. Peneire já na panela que vai cozinhar. O bom é que seja uma panela com fundo grosso. Mexa sempre com uma colher de pau até a canjica engrossar e ferver bem. Quando a canjica já estiver fervendo coloque a colher de manteiga e transfira para uma travessa ou tigelinhas individuais. Polvilhe canela em pó a gosto, deixe esfriar e sirva.Atenção: Você pode precisar usar um pouco mais de leite se notar a canjica muito dura e pode também adicionar leite condensado, diminuindo a quantidade de açucar.Ponto da canjica: Num pires, coloque um pouco da canjica e deixe esfriar, tente levantar a borda da canjica com o dedo, se conseguir é porque está boa.




Vai um cafezinho aí?!




Marquei hoje com umas amigas de matar a saudade, tomar um café e comer uns quitutes gostosinhos...Faço essa programação sempre. Aí pensei, que tal compartilhar algumas idéias....Segue aí um texto com informações básicas sobre a descoberta do café...Se é verdade ou não, pouco importa...Descubra sua própria história tomando várias xícaras...

A LENDA
O café incorporou-se sao cardápio do homem civilizado há pouco mais de 500 anos. Sua descoberta é cercada de mistérios e lendas, sendo o interesse pela bebida despertado pelo sabor e aroma típicos. A inclusão do café no mercado despertou muito interesse das classes mercantis, acelerando o crescimento dos processos de produção e comercialização do produto. Sua descoberta se deu na Abissínia, hoje Etiópia, após o século XIII. Diz uma lenda que um pastor da região, chamado Kaldi, percebeu que suas ovelhas ficavam agitadas após a ingestão de certo fruto. Cheio de curiosidade, também experimentou, descobrindo assim o seu poder estimulante. Kaldi colheu então um punhado desses frutos e levou-os para um convento próximo. Os monges, pensando tratar-se de uma tramóia do diabo, atiraram as bagas ao fogo. O aroma desprendido pelos grãos torrados despertaram a curiosidade dos monges, que resolveram então ficar com eles. Aprenderam depois a preparar uma bebida considerada uma dádiva de Deus, que os ajudava a ficar acordados durante as noites de prece. Foi assim que surgiu o café!
(http://www.santaclara.com.br/)